Câmara Escura para Ensaios de Eficiência Energética – Vamos até sua empresa!

Nova tecnologia para ensaios luminotécnicos. Uma parceria entre as empresas EnEsco Energia & Utilidades, especializada em serviços de conservação de energia e a fabricante de lâmpadas FLC desenvolveu recentemente uma câmara escura para a realização de ensaios de eficiência energética. “A câmara permite verificar detalhes e diferenças existentes entre os modelos de lâmpadas e luminárias que não são demonstrados nos projetos luminotécnicos teóricos”, afirmou Admilson Marin, diretor executivo da EnEsco.

A solução levou dois anos para ser concluída e recebeu investimentos de aproximadamente R$ 350 mil, integralizados pela EnEsco, que a concebeu, desenvolveu, montou e é responsável pela realização dos ensaios. A FLC, que participou do projeto desde o início, forneceu modelos de lâmpadas LED e realizou ensaios de espectrofotocolorimetria em esfera para comparar os resultados das medições apuradas (quantidade de lumens, potência/consumo, eficiência, etc.) com os apontados nos ensaios realizados na câmara escura. “Além dos produtos comercializados pela FLC, a câmara pode comparar modelos de lâmpadas de outros fabricantes que se proponham a ceder seus produtos, como já acontece com as empresas Claritek e Leddy”, afirmou Marin.

A câmara é portátil, tem dimensões de 1m x 1,30 m x 0,6 m, é equipada com fontes, transformadores e soquetes e permite comparar diversos modelos de lâmpadas até 250 W, tais como fluorescentes T5, T8 e T10, econômicas, vapores, halógenas ou luminárias completas, com similares LED fornecidas pelas fabricantes/distribuidoras.

Para a realização das medições são utilizados multímetros e um luxímetro que fornecem, em tempo real, informações, tais como quantidade de lux, consumo de energia (em kWh), potência (W), custo de energia e tempo de duração do ensaio, simultâneas  de até quatro modelos de lâmpadas. Em alguns ensaios, um termômetro mede a temperatura, para cálculo do impacto do calor gerado pelas lâmpadas no consumo de energia dos equipamentos de ar condicionado. As informações são transferidas para planilhas que apontam a melhor relação entre a quantidade de lux-NBR vs. economia gerada vs. modelo de lâmpada ou luminária ideal. “Por exemplo, as lâmpadas e luminárias têm opções diversas de proteção (transparente, fosca, semifosca, raiadas e etc.), que impactam de forma específica no projeto, desde a quantidade de lux ao conforto visual”, explica Marin.

Segundo o diretor da EnEsco, os ensaios também avaliam a temperatura de cor das lâmpadas com mais precisão. “Comparamos duas lâmpadas modelo LED Tube, que visualmente pareciam iluminar mais e melhor do que as lâmpadas utilizadas pelo cliente (T10, 40W) e o ensaio mostrou que havia outras opções LED até 30% mais eficientes.”

Para o diretor da EnEsco, o equipamento complementa o modelo adotado atualmente para comparar os diversos modelos de lâmpadas, luminárias e refletores, que utiliza análises teóricas baseadas em projetos luminotécnicos, informações de catálogos e projetos pilotos de instalações físicas. “A solução permite testar e comparar modelos de lâmpadas, luminárias ou refletores sem a interferência de outras fontes luminosas e antes de realizar projetos piloto. Do ponto de vista comercial, permite formular o plano de negócio antecipadamente e com resultados muito mais assertivos e traz economia na aquisição dos produtos e no consumo de energia.”

Após os ensaios na câmara escura, são realizados nas dependências do cliente um ou mais testes-piloto das lâmpadas/luminárias indicadas pelos projetos.

O executivo também ressalta que a câmara escura não substitui os ensaios das lâmpadas e luminárias realizados pelos fabricantes em laboratórios.

A EnEsco é uma esco (da sigla energy saving company) fundada em 2001 em São Paulo, SP. Em parceria com a IndEco, outra esco também sediada em São Paulo, estrutura e viabiliza os projetos de eficiência energética e autossuficiência em águas, através de venda direta ou mecanismos de financiamento, nas modalidades consultoria, turnkey e BOT (build, operate and transfer). Fundada em 1992, a FLC fabrica e distribui lâmpadas para o Brasil e outros países da América Latina.



< voltar